Primeiro Post do Novo Blog

Olá!

Seja bem-vindo/bem-vinda ao meu novo blog e ao primeiro post dele.

Introdução

Bom, já que esse é o primeiro post do meu novo blog, deixa eu me apresentar brevemente para quem não me conhece.
Meu nome é Beto Muniz. Sou Engenheiro de Software há 12 anos, e durante minha carreira até aqui, atuei principalmente com desenvolvimento web.
Se quiser me conhecer mais, leia minha bio (em inglês) e/ou conecte-se comigo no LinkedIn. Minha DM por lá é inteiramente aberta para quem quiser trocar uma ideia.
Dito isso, continue lendo o post para saber por que estou reiniciando meu blog e como essa nova fase dele poderá ser útil para você que é profissional de tecnologia.

Meu novo blog

Escrever, para mim, é uma atividade essencial de expressão, e sem dúvida alguma, base fundamental da maioria das atividades que realizo diariamente, tanto profissional quanto pessoalmente.
Sendo assim, ter um blog, para mim, sempre foi uma resposta natural para essa necessidade que tenho de me expressar.
No entanto, meu antigo blog, há algum tempo, já não atendia bem minhas necessidades, e por diversos motivos, seja devido a um estilo de escrita que experimentei, e não gostei, decisão de escrever tudo em inglês sem direção evidente, como também complexidade tecnológica de produção e publicação de conteúdo…
Por isso, recentemente, decidi que reformular meu blog era a melhor atitude, para que assim eu volte a usufruir bem desse modelo de expressão que tanto valorizo.

O que esperar desse novo modelo

Temas

Nesse meu novo blog, com relação aos temas abordados, não haverá novidade.
Continuarei focando em Tecnologias Web, Open Source, Carreira, Trabalho Remoto, Produtividade, e eventualmente, publicações de opinião ou outros temas direta, ou indiretamente relacionados à tecnologia.

Cadência vs Consistência

De maneira geral, nesse meu novo blog, quero mais consistência na frequência de postagens. E não, isso não quer dizer postagens estritamente cadenciadas em um período predefinido, apenas quero voltar a fazer com mais vigor essa atividade que tenho tanto prazer de fazer.
Então, sim, haverá épocas com menos atividade por aqui do que outras, mas sempre me mantendo consistente, focando na qualidade para transmitir informação, e não num algoritmo ou volume.

Estilo de Comunicação

Nesse novo blog, quero restringir bastante a comunicação assertiva sobre certos temas, principalmente temas pouco falados no mercado, seja nacional ou internacional.
Quero aprofundar mais nos assuntos, assim como eu fazia há alguns anos antes de aderir aos conteúdos curtos.
Contudo, conteúdos curtos continuarão existindo, mas daqui para frente vou tratá-los em modelo de notas.

Idioma

Outra característica no novo blog, e talvez a mais importante, que já é inclusive possível notar nesse post, é que meus posts serão primariamente focados no público brasileiro, portanto, serão primariamente em português (com jargões técnicos de mercado em inglês).
E não, não pretendo deixar de escrever em inglês aqui, e nem em nenhum outro lugar, mas daqui para frente, só quando for conveniente, e sempre que possível, escrever esses mesmos conteúdos em português.

Profundidade de Temas

Outra mudança nesse novo blog, é que além de conteúdos intermediários e avançados, também produzirei conteúdos direcionados ao público iniciante.
Desse modo, não se assuste ao ver posts inteiramente dedicados a explicar, com minhas palavras e didática, como funciona a propriedade position no CSS ou a diferença de var, const e let no JavaScript misturados com abordagens sobre CSS Houdini e Atomics no JavaScript.
Afinal, após esses meus anos de experiência, já deixei de acreditar há muito tempo que todas as documentações oficiais são sempre acessíveis e compreensíveis por quem está começando hoje no mundo da computação. Logo, se eu posso ajudar alguém a clarificar um assunto, irei.
Além disso, praticar esse tipo de escrita também valerá para mim como exercício de reforço de conceitos que aprendi há uma década.

Conclusão

E agora para concluir, quero deixar claro que esse novo blog, daqui para frente, será minha fonte principal para compartilhar novidades, ideias e conteúdos.
Então se você tiver interesse em receber meus posts assim que eu publicar eles, fique atento por aqui ou no meu LinkedIn, pois por hora, só vou compartilhar novos posts nesses canais.
Muito em breve, vou criar uma newsletter para que esses posts, entre outros conteúdos, cheguem no seu e-mail. E claro, avisarei com um post por aqui quando isso acontecer.
Por fim, espero que, assim como eu, você tenha ficado animado com essa novidade, e exatamente por isso, peço que não hesite em sugerir conteúdos quando achar oportuno, pois é justamente com esse tipo de contato que eu espero de verdade que a nossa relação leitor-autor cresça, e que possamos trocar conhecimento e informação, e com isso, crescer juntos profissionalmente, e quem sabe, pessoalmente.
 
LoFM.