Beto Muniz
  • Share

Não desperdice seu tempo. Organize sua agenda.

dev lifestyle2m

Olá, bem-vindo ao meu post, nele irei falar sobre gestão de tempo, e vou compartilhar um pouco da minha experiência resolvendo isso na minha vida.

Disclaimer: O conteúdo proposto usa apenas o meu contexto como referência, tente adaptá-lo para suas necessidades, pois cada um de nós temos contextos diferentes de trabalho e de vida.

O Problema

Um dos maiores problemas atuais é a falta de tempo que vez ou outra todos reclamamos.

A realidade central desse problema é que quanto mais a tecnologia se desenvolve, mais esperamos que ela por si só resolva tudo para nós, e isso incluí a gestão de tempo.

Quem nunca pensou em baixar um app para ver se ele resolvia isso, não é verdade?

Infelizmente, devido a essa dependência inconsequente e involuntária sobre a tecnologia, perdemos velhos hábitos e nos tornamos preguiçosos.

Mas a verdade é que, NÃO, a tecnologia NÃO é a solução para tornar nossos dias de 24h, dias de 36h ou mais.

E uma vez identificado o “problema” de termos apenas 24h para gerenciar nos nossas tarefas diárias, o que fazer? Existe alguma solução para isso?

A Solução

Bom, eu encontrei uma e espero que vocês também possam usufruir dela. E a resposta é simples:

Crie uma boa agenda.

É claro que hoje no mundo existem aplicativos milagrosos que prometem se adaptar ao padrão de vida de todas as pessoas visando otimizar o tempo delas, mas bem no fundo, todos estes apps são por princípio agendas tentando definir um padrão geral de gestão de tempo.

E com isso em mente, o fato é que não existe padrão para isso, e sendo mais profundo ainda, a verdade é que o meio para gestão de tempo é irrelevante, pois o fator fundamental é o comprometimento em querer gerenciar o seu tempo.

Eu por exemplo utilizo o Google Calendar e não sinto falta nenhuma de aplicativos específicos.

Meu único foco é seguir sistematicamente a rotina que eu defini com base nos meus problemas rotineiros.

Minha abordagem

Tenho família, faço atividades físicas, tenho um trabalho, tenho uma comunidade para gerir, tenho amigos, tenho lazer, estudo bastante, tenho atividades extra profissionais, gosto de viajar, etc.

Com base nestes parâmetros específicos da minha vida, o que eu podia fazer era definir uma rotina de atividades principais. E o resultado foi esse:

Minha Agenda no Google Calendar

Como podem ver, um calendário com componentes de tempo. 🤯 (Pra quem me conhece sabe o tanto que eu gosto de componentes. Acho que extrapolei dessa vez 😂)

Vale destacar que "Hora do Lazer" é um momento que fico 100% com a família, amigos, comigo mesmo ou resolvo coisas da casa.

Outro destaque importante é o componente de 2 horas no fim do dia chamado "Hora dos Estudos", pois nele crio projetos open source, escrevo artigos, desenvolvo produtos 100% meus ou apenas estudo mesmo.

Finais de semana propositalmente não tem rotina definida, afinal, sair da rotina também é importante E TEM HORA. Nada melhor do que se forçar a isso. 😉

Trabalho Remoto

A flexibilidade dessa agenda ficou tão ampla que, como eu trabalho remotamente, dependendo do fuso horário que preciso estar trabalhando, preciso apenas "arrastar" ou dividir alguns componentes de tempo e continuar fazendo tudo que quero fazer durante meus dias.

Inclusive, é por isso que recomendo fortemente o trabalho remoto quando viável, pois sei que ganho muitas horas por não precisar ficar me deslocando para o trabalho.

E nessas preciosas horas que ganho, não fico no trânsito, faço o que realmente gosto. #ficadica

Conclusão

E pra concluir, saiba que escrevi este post depois de ouvir várias vezes perguntas como "Como você consegue fazer isso tudo, Beto?" e também porque alguns amigos recomendaram depois que eu mostrei minha agenda para eles. 😋 Portanto, antes de fazer esse tipo de pergunta para alguém, faça uma reflexão sobre como você está gerenciando seu tempo.

Mas e aí? Gostou do post? Tem alguma dica legal também? Deixa seu comentário.

  • Share It!
Copyright Beto Muniz © 2010-2020. All rights reserved.