Beto Muniz Picture

Blockchain e JavaScript

3 min read

Se você chegou neste post achando que iria aprender mais sobre Bitcoin, Ethereum, Solidity, web3.js e todo o feijão com o arroz que já existe por aí. Sinto muito, mas você achou errado!

Achou Errado!

Neste post irei falar sobre o que tem de mais novo sobre a relação extremamente promissora, e até mesmo, revolucionária entre JavaScript e Blockchain.

Para isso, irei fundamentar o conteúdo em duas tecnologias emergentes que promovem esta união. A Lisk e a ARK.

Mas o que é "Blockchain"? 🤯

Não irei aprofundar muito nisso, pois a parte técnica é vasta, e muita gente já mastigou esse assunto o bastante para deixá-lo o mais compreensivo possível. Sendo assim, sem enrolação...

Blockchain, em bom português, é o conceito que tem como principal proposta resolver a segurança de transações e registros digitais. Funciona como um grande banco de dados "público" baseado no preceito de consenso entre duas partes (P2P) dentro de uma rede que garante imutabilidade e disponibilidade.

E para que serve exatamente essa tal Blockchain?

A verdade é que não existe UMA Blockchain, uma vez sendo um conceito, o mesmo é aplicável em diversos cenários que em definição já feita no tópico anterior, o conceito resolve.

E sim, quando digo isso, basicamente quero dizer que blockchain não existe apenas para fintechs e criptomoedas.

Eu poderia enumerar dezenas de aplicações blockchain possíveis, tais como, redes sociais, plataformas de blog, internet das coisas, porém recomendo apenas que acessem essa listagem de trabalhos no AngelList.co e essa outra no CryptoJobs para exemplos práticos e reais.

Tá! E o JavaScript?

Compreendendo a aplicabilidade diversificada do blockchain como conceito, fica claro que não estamos limitados a utilizar apenas uma tecnologia para alcançar o objetivo conceitual, e é ai que começa a verdadeira confusão.

Hoje em dia, arremetemos que para utilizarmos Blockchain com JavaScript, o único caminho viável é utilizando tecnologias como:

  • Ethereum
  • Solidity (E demais linguagens compiladas na EVM para Smart Contracts)
  • web3.js
  • truffle
  • ...

Porém isso é um grande equívoco, pois já existem tecnologias blockchain que almejam eliminar qualquer abstração entre conceito (Blockchain) e utilização (JavaScript).

Aliás, veja neste post como você mesmo pode implementar a sua própria Blockchain com JavaScript em poucas linhas de código.

E ao olhar para o grande mercado, atualmente existem dois grandes players investindo fortemente nesta (perfeita) união homogênea entre JavaScript e Blockchain.

Lisk

Lisk é uma implementação blockchain 100% escrita em JavaScript e voltada para o suporte nativo da linguagem.

O principal argumento para o foco no JavaScript dado pela comunidade que desenvolve a Lisk, é pelo fato de que JavaScript é uma das linguagens mais utilizadas no mundo, e ir por este caminho, tornará mais acessível e amigável o uso das soluções blockchain para a maioria dos desenvolvedores.

Além disso, Lisk utiliza-se principalmente de um conceito chamado de Sidechain, possibilitando assim a construção de aplicações blockchain mais complexas, modernas e seguras do que o atual mercado permite.

Mas como nem tudo são rosas, um longo roadmap até os 100% das operações precisará ser percorrido, porém até o fim deste ano de 2018 será lançado o suporte completo para aplicações decentralizadas dentro do ecossistema Lisk.

ARK

ARK é uma plataforma, que tem uma missão semelhante à Lisk, que é a de facilitar a adoção em massa de aplicações blockchain como solução conceitual de tecnologia, porém ela vai além do JavaScript, pois deseja gerar um ambiente flexível, adaptável e escalável para que qualquer linguagem E blockchain possa se comunicar.

A relação da ARK com JavaScript é criada através de um client, fazendo com que o roadmap da ARK esteja bem mais avançado que a Lisk.

Atualmente, o ecossistema passa por uma relevante mudança de arquitetura, e com o lançamento da ARK Core V2, será inclusive possível criar Smart Contracts com JavaScript 🤩.

E é isso...

Para não deixar o post muito longo, que fique claro que Blockchain está para o JavaScript como o JavaScript está para Blockchain.

E saiba que o mercado blockchain brasileiro está aquecido, e inclusive, haverá utilização significativa nas eleições deste ano.

Por fim, futuramente irei trazer mais posts sobre Lisk, ARK, Ethereum, ÐApps e outras curiosidades relacionadas ao mundo das criptomoedas e blockchains.

Referências: