Beto Muniz

Benefícios da comunidade de desenvolvimento para sua carreira

community3 min read

Acredito que fui extremamente privilegiado por ter encontrado pessoas incríveis durante minha carreira que me apresentaram à Comunidade.

Portanto, resolvi escrever este post, pois espero também impactar você como fui impactado, e para isso, irei abordar alguns dos benefícios da comunidade de desenvolvimento na nossa carreira.

Mas primeiro…

Entenda que fazer parte da comunidade ativamente não é obrigatório e nem se culpe por não fazer.

Cada um de nós sabe das batalhas diárias e dos diversos contextos que estamos inseridos, logo, vamos juntos, eu escrevendo daqui, vocês lendo daí.

A Comunidade

Falando da comunidade de desenvolvimento, pois essa é a que mais afeto e mais me afeta, Comunidades tem como fundamento reunir pessoas em torno de um ideal específico em comum.

Há comunidades de PHP, JavaScript, React, Angular, Ruby, Rails, Arduino, Java, Mulheres na Tecnologia, etc.

Mas a pergunta que fica é: Porque tem gente que se reúne por linguagens de programação, plataformas de desenvolvimento e/ou causas na área de tecnologia?

Benefícios da Comunidade

Porque isso trás ganhos coletivos para todos os envolvidos.

E destacando alguns deles.

Networking

Coloquei Networking em primeiro propositalmente, pois sem dúvidas é o principal benefício quando nos envolvemos em comunidades. Você talvez nem me conhecia, mas agora conhece. E pode contar comigo pra qualquer coisa que eu puder ajudar. Isso é mágico e acontece o tempo inteiro.

E por experiência própria, se não fosse minhas incursões nas comunidades, eu não iria conhecer nem a metade dos profissionais que conheço hoje no Brasil e fora dele.

Conhecimento

Técnico ou não, se envolver na comunidade faz você obter conhecimento o tempo todo.

E dê valor nesse conhecimento não técnico, pois ir num evento, não te oferece apenas conteúdo técnico, ir num evento faz você também desenvolver habilidades de relações humanas únicas, inclusive o Networking.

Ser parte de uma Unidade de pessoas

Pois é, o paradoxo das comunidades é que ao mesmo tempo que elas reduzem a individualidade quanto a próposito, promovem a unidade de pessoas.

Uma comunidade sem meios de promover sua unidade tende a levar ao fracasso todos os envolvidos.

E ao contrário, uma comunidade unida se torna imbatível, já que suas entidades (tecnologia, membros, mercado, etc.) se tornam uma gigante força em razão dos mesmos resultados.

Projeção

Projeção de causa, projeção individual e/ou projeção tecnológica. Atividades em comunidade ajudam a própria comunidade a se projetar e também projeta todos os que ajudam a projetar tal comunidade.

Imaginem o mercado do React e/ou do Android sem a comunidade deles, dificilmente ambos estariam onde estão hoje.

Diversidade

Outro fator interessante que se destaca ao estar envolvido com a comunidade é a diversidade que uma mesma comunidade pode comportar.

O ganho dessa experiência para você enquanto profissional e pessoa é imensurável, pois ao fazer isso, você naturalmente expande a visão dos problemas que resolve.

Maturidade de Setor

É um benefício indireto, mas uma comunidade e seus indivíduos tem o poder de mudar a cultura de um mercado por completo.

Vi isso na prática com o Minas Dev alguns anos atrás, e até hoje vejo o impacto dele.

Há ótimas oportunidades quando estamos unidos e nos ajudando por um objetivo comum.

Conclusão

E é isso aí comunidade, acho que consegui compilar um pouco minha perspectiva sobre benefícios das comunidades.

E você? Acha que a comunidade trás benefícios pra sua carreira? Quais? Comenta aí sua opinião.